quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Processo de Desenvolvimento de Software

Oi, meu nome é Hugo Laércio e vou começar a partir de agora publicar algumas ideias sobre desenvolvimento de software, programação, usabilidade e tendências que observo.

Agradeço a todos que me acompanharem a partir de agora e como primeiro post quero falar sobre o processo de desenvolvimento de software.

Desenvolver software é uma das coisas mais interessantes e misteriosas que existe, a capacidade de cada pessoa demostrar seu intelecto e sua forma de pensar através de comandos como IF , WHILE , FOREACH, nossa capacidade de observar, analisar, criar novos produtos e trabalhar sobre produtos ou ferramentas existentes.

Todos nós desenvolvemos algo, em cada campo de nossas vidas e em desenvolvimento de software acabamos levando um pouco de nossas idéias, preconceitos, idealismos para o código, para a arquitetura do produto, para o design final do mesmo, para o relacionamento com os outros membros da equipe, assim vamos deixando nossas marcas em cada linha de código, em cada método, evento e classe que criamos.

Muitos se perguntam como começar a desenvolver software, os primeiros passos, desafios, coisas que agregam valor em seu software e tendências e técnicas que melhoram sua programação e seu processo de análise, vamos começar a conversar sobre cada um destes itens, neste e nos próximos posts.

Desenvolver software é basicamente análisar uma determinada situação, como por exemplo a organização de uma livraria e pensar nos processos envolvidos, na devolução, no empréstimo, as informações que são necessárias e trocadas entre o sistema e os usuários do mesmo.

Analisar os caminhos e os passos que o usuário necessita para concluir uma etapa (por exemplo: cadastrar um livro) o que normalmente ele faz, e como analista e desenvolvedor o que você pode melhorar no processo. Melhorar o processo é algo que leva tempo e que requer conhecimento profundo do processo ou uma análise muito apurada para verificar o que pode ser alterado.

Muitas vezes esse processo de melhoria pode ser realizado com coisas simples, uma interface mais amigavel, uma mensagem melhor elaborada, a posição correta de um botão ou mesmo um pequeno tooltip que indique ao usuario o que significa aquela informação que ele precisa inserir no seu sistema.

Assim vamos iniciando nosso processo de aprendizado e de troca de conhecimento, vou preparar um próximo post falando sobre como comecei a desenvolver e com isso ir explicando idéias de metodologias de desenvolvimento e arquitetura, DAO, Mapeamento Objeto Relacional e Orientação a Objeto.

Obrigado pela leitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário